Patrocine a
Exposição

Blog EP Rio

18 de dez de 2018

Uma verdadeira manada colorida e cheia de bossa invadiu o Golden Room do Belmond Copacabana Palace para a exposição que precedeu o leilão comandado por Horácio Ernani no dia 6 de dezembro. Os números impressionam: 25 esculturas foram arrematadas na noite, totalizando uma arrecadação de R$ 225.000,00. ADAPTSURF, GRAAC, Instituto da Criança, Joyz App, Lar de Frei Luiz, Lar de Narcisa, Pró-criança cardíaca, Projeto Aula de Boa, Rio Solidário Santuário de Elefantes Brasil e Solar Meninos de Luz foram algumas das entidades beneficiadas com parte da verba, que também é revertida para os artistas e projetos de preservação dos elefantes, geridos pela Elephant Family (www.elephant-family.org).. O maior lance foi dado na obra “Tributo a Van Gogh”, da artista Dionéia Fraga, por R$15.300,00. Eduardo Wanderley, CEO do Grupo Petra Gold, arrematou dois elefantes: De-Boa, assinado pelo artista Robnei Bonifácio e patrocinado pela sua empresa, e “I Love Rio”, que projeto do cartunista Ziraldo.

Depois de serem criados em um ateliê aberto ao público, ficarem expostos no BarraShopping e seguirem para os pontos turísticos e locais de destaque no Rio de Janeiro, onde foram vistos por mais de 5 milhões de pessoas, os elefantes da Elephant Parade seguem para o último destino carioca em grande estilo: o Belmond Copacabana Palace. As esculturas no tamanho real de um bebê elefante ficaram espalhadas pelo hotel, de 1º a 6 de dezembro, antes de serem leiloadas. No Rio foram ao todo 63 elefentes criados por artistas como Ziraldo, Susi Cantarino, Robnei Bonifácio, Luca Ewbank, Dominique Jardy, Beto Gatti, Levi Cintra, Sanagê, Babi Wrobel, Ana Luiza Tepedino, entre outros.

A Elephant Parade foi criada em 2006, depois que Marc e Mike Spits, pai e filho em férias pela Tailândia, “conheceram” um bebê elefante chamado Mosha, que havia perdido sua perna depois de pisar numa mina terrestre. Desde então, decidiram realizar um evento rentável, a longo  prazo, para garantir um futuro sustentável a Mosha, que se tornou mascote do evento. A primeira exposição aconteceu em 2007, em Roterdã, na Holanda. Amigos do Asian Elephant Hospital, a “casa” da Mosha em Lampang, foi das primeiras organizações a receber contribuições geradas pelo evento e até hoje continua tendo suporte financeiro.

No Rio completou sua 27ª edição, e a EP já percorreu importantes centros urbanos, como Londres, Hong  Kong, Amsterdã, Milão e São Paulo. Em todos eles, ao final de cada exposição os elefantes são leiloados e parte da quantia arrecadada é destinada a projetos de preservação dos elefantes, a instituições locais e aos artistas participantes.

SUCESSO INTERNACIONAL

Mais de 800 artistas participaram e 1.000 obras de arte únicas foram criadas. Entre alguns artistas e apoiadores estão Jack Vettriano, Ronald Ventura, Paul Smith, Príncipe Henrik da Dinamarca, Katy Perry, Diane von Furstenberg, Sarah, Duquesa de York, Karim Rashid, William e Kate, Duque e Duquesa de Cambridge, Joss Stone Leona Lewis… O maior valor pago por uma estátua da Elephant Parade em um leilão foi de £155,000. A estátua foi criada pelo artista Jack Vettriano em 2010, na Elephant Parade London.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A causa original da Elephant Parade, que é a preservação dos elefantes recebe recursos de cada evento ao redor do mundo. Os elefantes estão ameaçados de extinção; seu habitat diminuiu cerca de 95% e sua população diminuiu em pelo menos 70% nos últimos 100 anos. Hoje, restam menos de 50.000 elefantes asiáticos distribuídos por 13 países na Ásia. O restante da população está diminuindo em mais de 3,5% ao ano. Se algo não for feito agora, os elefantes serão extintos em menos de 30 anos. É por isso que a Elephant Family (www.elephant-family.org) aumenta a consciência através do programa de educação para crianças e turistas conscientes da situação dos elefantes.

ELEPHANT PARADE BRASIL EM NÚMEROS

20% dos recursos arrecadados no leilão beneficente que encerra o evento serão destinados a instituições carentes da cidade indicadas pelos patrocinadores do evento. Com as exposições do Brasil (Florianópolis, São Paulo e Belo Horizonte) já foram arrecadados mais de 300 mil reais para a preservação dos elefantes e entidades carentes nacionais.

PATROCINADORES OFICIAIS 

Amarula

Suvinil

Rei do Mate

SHOPPING OFICIAL

BarraShopping

HOTEL OFICIAL

Belmond Copacabana Palace

PATROCINADORES

Prodigy
Bardhal
Hotel Praia Linda
Astor
Petra Gold
Deezer
Clássico
Sicoob
Amend
Propague SP

PARCEIROS

Multiplan – Apoio Institucional
Geometry – Agência de Ativação / Live Marketing
BriefCom – Assessoria de Imprensa
Studio Gatti – Fotografia Oficial
Labbo Digital – Marketing Digital
Galé Filmes – Produção de Vídeos
Silence – Produtora de Áudio
Menezes & Neighbur – Assessoria Jurídica
Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Apoio Institucional
Orla Rio – Apoio Institucional
Bondinho Pão de Açúcar – Apoio Institucional
iArremate – Leilão online
Guia das Artes – Apoio leilão online
Incentivo BR – Leilão presencial
All Business – Imagem e sonorização leilão presencial